FUTEBOL E TURISMO

Portugal está em grande e não se fala de outra coisa. Apesar de o Benfica ter cumprido a maldição de não ganhar competições europeias, conforme previsão de Bela Guttmann, há 52 anos, Portugal sobe no ranking da UEFA e tanto jogadores como treinadores lusos estão com a cotação em alta e são disputados como nunca aconteceu.

Por sua vez, o turismo apresenta indicadores acima do esperado. Apesar de todas as crises e do pessimismo que algumas forças políticas e sociais querem trazer para a agenda diária, caso contrário veriam o seu raio de ação bastante reduzido, este ano e particularmente o verão afigura-se como o melhor de sempre.

Portugal tem sabido tirar partido da instabilidade dos países árabes. O turismo nunca para e, por isso, há que saber aproveitá-lo. Portugal é um destino considerado dos mais seguros do mundo. A gastronomia é recomendável e a hospitalidade e educação do povo são de primeira água.

Os últimos indicadores também apontam que os próprios portugueses estão a dormir mais em hotéis e a fazer aumentar a confiança dos investidores hoteleiros. Lisboa e Porto estão definitivamente na moda. O Algarve mantém uma oferta de alta qualidade a par da Madeira e do novo interesse que os Açores estão a despertar. O turismo de cruzeiros no porto de Lisboa tem trazido largos milhares de turistas. Num só dia, e foi declarado como facto inédito, estiveram atracados os famosos paquetes Queen (Elizabeth, Victoria e Mary).

Para melhor completar esta onda de otimismo, vai realizar-se no próximo fim-de-semana, em Lisboa, a final da Champions entre o Real e o Atlético de Madrid. Há gente de todo o mundo interessada em marcar presença na grande festa do futebol europeu. Só a UEFA espera um encaixe financeiro de 15 milhões. O Benfica vai buscar 2 milhões com a realização do jogo no seu estádio. A cidade e o País ficam a ganhar em todos os sentidos. Ao mesmo tempo decorrem em Lisboa os concertos do Rock in Rio com música e espetáculos do melhor que há no mundo.

A completar este quadro, a seleção de futebol está prestes a iniciar a preparação para o mundial do Brasil e cuja presença se espera possa surpreender todos pela positiva. Com todos estes ingredientes há já a certeza de que Portugal recomeça a afirmar-se.

A Direção