

O regresso de Hermeto Pascoal ao palco do Músicas do Mundo, em Sines, ficará marcado na memória do público do festival da ‘worldmusic’ que assistiu com surpresa e indignação à reação do compositor brasileiro no final do concerto mais aguardado da noite de sábado.
“Vou parar de tocar porque a organização deste festival disse para parar. Este festival é uma merda!”, disse Hermeto Pascoal, de 77 anos, abandonando de imediato o palco sob assobios. Ao que tudo indica, o multi-instrumentista, que até ao momento do incidente mostrou-se sempre cúmplice do público – chegando ao ponto de improvisar com um copo de vinho português, por sinal “o melhor do Mundo” – não terá gostado quando a organização alertou um dos elementos da banda para o fim do concerto.
Ao que o CM apurou, terá sido esse elemento que precipitou o fim do espetáculo, deixando o compositor irritado com a situação. Apesar de tudo, o episódio acabou bem, com o responsável pelo mal-entendido a assumir o erro e, o ‘albinolouco’ (assim lhe chamava Miles Davis) a regressar ao palco para um breve improviso de despedida.