FREELAND DIZ QUE O CANADÁ ESTÁ PRONTO PARA A RENEGOCIAÇÃO DO NAFTA

Chrystia Freeland, ministra dos Negócios Estrangeiros, fala aos jornalistas em Otava - 18 de maio de 2017
Chrystia Freeland, ministra dos Negócios Estrangeiros, fala aos jornalistas em Otava - 18 de maio de 2017
Chrystia Freeland, ministra dos Negócios Estrangeiros, fala aos jornalistas em Otava - 18 de maio de 2017
Chrystia Freeland, ministra dos Negócios Estrangeiros, fala aos jornalistas em Otava – 18 de maio de 2017

O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, notificou o Congresso da sua intenção de iniciar a renegociação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).

Numa carta enviada aos líderes republicanos e democratas do Congresso e do Senado, o Representante do Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, disse que o presidente “pretende iniciar negociações com o Canadá e o México sobre a modernização” do NAFTA.

A carta dá ao Canadá e ao México um aviso de 90 dias antes que as negociações possam começar.

No final do mês passado, Trump disse que pensou em deixar o NAFTA, em vez de tentar renegociá-lo. Mas ele afirmou que mudou de ideia depois de conversar com o primeiro-ministro Justin Trudeau e o presidente mexicano Enrique Pena Nieto.

Trump tem repetidamente classificado o NAFTA como injusto para os EUA e um “terrível” acordo.

A carta de Lighthizer indica que a Casa Branca pretende melhorar “as oportunidades dos EUA”, no âmbito do NAFTA, acrescentando que muitos capítulos do acordo comercial estão” desatualizados e não refletem os padrões modernos”.

Segundo Lighthizer, os EUA querem incluir novas disposições para resolver a questão dos direitos de propriedade intelectual, das empresas estatais e dos procedimentos aduaneiros, entre outros.

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Chrystia Freeland, garantiu que o Canadá está pronto para renegociar o NAFTA e que Otava há muito tempo que antecipava a notificação da administração norte-americana.

Ela disse aos jornalistas em Otava que a modernização dos acordos de comércio internacional é uma boa prática e que o Canadá terá uma “abordagem muito ponderada e muito estratégica” nas negociações do NAFTA.

Freeland observou que é prematuro falar sobre os prazos do NAFTA, mas ela tem prevista uma visita à Cidade do México na próxima terça-feira, em parte para discutir o acordo comercial com as autoridades mexicanas.

O governo mexicano afirmou na quinta-feira que se “congratulava” com a oportunidade de renegociar o NAFTA.

Numa declaração emitida na quinta-feira, Freeland salientou que o governo federal continuará a consultar as províncias, territórios, indústria e sindicatos, bem como os cidadãos, relativamente ao NAFTA.

Steve Verheul será o negociador-chefe da equipa de renegociação do NAFTA do Canadá, confirmou a CTV News. Verheul também foi o principal negociador do Acordo de Livre Comércio entre o Canadá e a União Europeia (CETA)

Fonte: CTV News/com arquivos da Canadian Press