França-Canadá: Embaixadora de Ottawa quer vinda de franceses

FOTO: TWITTER Kareen Rispal
FOTO: TWITTER Kareen Rispal

A França abriu as fronteiras aos turistas canadianos e está ansiosa para ver o Canadá fazer o mesmo aos franceses. A representante do Governo do presidente Emmanuel Macron em Ottawa disse que a fronteira canadiana deveria ser reaberta aos franceses o mais rápido possível.

A fronteira canadiana continua fechada para os estrangeiros, com algumas exceções, e vai ser assim, até pelo menos 21 de julho. O Governo canadiano estendeu o encerramento de mês a mês desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Na embaixada da França em Ottawa, a representante do Governo do presidente francês Emmanuel Macron pediu ao Governo canadiano que reabra a fronteira do país aos franceses o mais rápido possível.

“As fronteiras têm de ser reabertas rapidamente para que possamos colocar o Canadá de volta nos nossos planos de viagem”, disse a embaixadora Kareen Rispal.

Caso contrário, a relação entre os dois países pode sair prejudicada, alertou.

“A consequência do encerramento da fronteira é que não existem mais visitas. Não há mais ministros. Não há mais parlamentares. Não há mais visitas de artistas. Os relacionamentos precisam de ser trabalhados todos os dias para os podermos alimentar”, disse a embaixadora.

A França permite que os canadianos que possam provar que estão totalmente vacinados, ou que apresentem um teste à Covid-19 negativo recente e que não apresentem quaisquer sintomas, entrem no país europeu.

“O Canadá é um país verde. Ficaríamos muito felizes se os franceses pudessem regressar ao Canadá sem restrições além de estarem duplamente vacinados, fazerem testes. Não estamos a pedir para voltarem ao Canadá de forma aleatória.”

Rispal disse que espera novos desenvolvimentos do Governo federal a 21 de julho, data para o lançamento das novas medidas de viagens entre países.

No entanto, Justin Trudeau prometeu relaxar ainda mais as restrições de fronteira “nas próximas semanas” e acrescentou que não vai abrir as portas do país “antes do momento certo” para estrangeiros não vacinados.

Na passada segunda-feira, Macron anunciou que, a partir de agosto, vai ser necessário comprovar a vacinação ou apresentar um teste de PCR negativo para entrar em restaurantes, ir a espetáculos ou apanhar o comboio em França. Para os turistas canadianos, o comprovativo de vacinação em papel é suficiente, de acordo com a embaixadora de Ottawa.