FORÇA PORTUGAL

Estamos numa semana entusiasmante e de grandes eventos para a Comunidade portuguesa. As celebrações do Dia de Portugal são sempre um marco importante na afirmação dos portugueses, onde quer que se encontrem. No Canadá e muito especialmente em Toronto a efeméride é assinalada sempre de forma patriótica e de nível muito elevado, ao ponto de impressionar os mais distraídos e, em particular, os que vivem em Portugal e que tomam conhecimento através das imagens televisivas.

Este ano, as cerimónias oficiais e que contam com a presença do Presidente da República realizam-se em Paris. Pela primeira vez o Dia de Portugal tem sede fora do território português e Paris foi a cidade escolhida por ser, precisamente, a que acolhe o maior número de portugueses a residirem no estrangeiro. A partir de agora, estas celebrações devem realizar-se ano-sim-ano-não em solo português e num país estrangeiro. Quem sabe, talvez dentro de dois anos, Toronto seja a cidade escolhida para sede das celebrações oficiais. E se agora já é o que conhecemos, então nessas condições, os portugueses “pintarão” o Canadá com as cores lusitanas.

Enquanto isto, também esta semana começa o campeonato da Europa de futebol. A seleção de Portugal vai prender-nos às televisões durante o mês e esperamos que por muito tempo, e que seja até à final. O campeonato começa dia 10, com o jogo França-Roménia. A estreia da seleção portuguesa acontece dia 14, num jogo contra a Islândia e, aí sim, estará dado o arranque para em todo o mundo os portugueses gritarem bem alto os golos da nossa seleção.

No Canadá, as nossas bandeiras sempre flutuaram, mas agora vão ser mais e exibidas com toda a força. A seleção foi exemplar na forma como se apurou no seu grupo de qualificação. Desde a chegada do novo selecionador, Fernando Santos, a vitória foi presença constante. E sem se embandeirar muito, talvez, desta vez, possamos surpreender os adversários e contrariar todos os prognósticos que atribuem o favoritismo sempre aos mesmos.

Ronaldo & Companhia vão puxar por nós e fazerem-nos sentir orgulhosos das nossas raízes, das nossas capacidades e do empreendedorismo que não nos falta. Depois da Islândia teremos a Áustria, no dia 18, e a Hungria no dia 22. Se passarmos esta fase não faltarão as alegrias por todo o mês.

Foi, precisamente, há 50 anos que Portugal se estreou nestas andanças dos grandes palcos do futebol internacional. Em 1966, a nossa seleção brilhou em Inglaterra alcançando um honroso terceiro lugar a nível mundial. Desde então temos vindo a tentar melhorar e hoje temos de acreditar e gritar bem alto o nome de Portugal.

A Direção