Fim de Golias?

Correio da Manhã Canadá

Há muito que a batalha contra a Covid-19 deixou de ser desigual para o ser humano. Já não nos remete para uma luta entre David e Golias. No relato bíblico o primeiro venceu a batalha contra o filisteu. Em 2021, o Homem segue os pergaminhos do texto da Bíblia e pode estar a caminho de vencer a Covid-19. Acontece no mundo, acontece no Canadá.

O país da América do Norte pode vir a ter dias (esperam-se) relativamente tranquilos no combate à pandemia da Covid-19. Com cerca de 600 mil doses da Pfizer-BioNTech definidas para chegar esta semana, os canadianos começam a ver a luz ao fundo do túnel. As duas empresas farmacêuticas estavam programadas para entregar dois milhões de injeções nos próximos sete dias, mas já tinham despachado 1,4 milhões dessas doses na semana passada.

E por falar em receber vacinas antes do tempo? Em Nova Scotia, já se diz que as segundas doses podem chegar mais cedo do que o previsto inicialmente. Na verdade, a batalha contra Golias não parece agora tão desigual como outrora. As autoridades canadianas relataram, no fim de semana, que mais de metade da população de todo o país recebeu, pelo menos, uma dose de vacina.

A Pfizer e a BioNTech têm fornecido doses consistentemente. As suas entregas semanais devem aumentar para 2,4 milhões de doses a partir de junho. O Governo federal também espera mais doses da vacina Moderna antes do final de maio.

Também estão a ocorrer discussões sobre a possível entrega de mais 1 milhão de doses da Oxford-AstraZeneca até ao final de junho.

Enquanto isso, a Health Canada ainda está a analisar 300 mil vacinas da Johnson e Johnson. Essas doses foram entregues no mês passado, mas ainda não foram distribuídas devido a preocupações de possível contaminação numa instalação de produção de Baltimore.

Se dentro de portas, as coisas parecem bem encaminhadas, Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá tratou, recentemente, de garantir apoios aos países mais pobres.

Haverá um mundo novo para descobrir, a partir dessa altura? Quais serão as próximas batalhas? Certo é que o fim deste Golias está próximo. Mais desafios estão por vir. A humanidade deu mostras de que está preparada para ir a jogo, embora muitos (infelizmente) se sacrifiquem pelo caminho.