FILME “FÁTIMA – A HISTÓRIA DE UM MILAGRE” EXIBIDO EM TORONTO

Imagem - Fatima Official Trailler
Imagem - Fatima Official Trailler

Na quarta-feira, dia 12, a Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos promoveu em Toronto a antestreia do filme “Fátima – A História de um Milagre”. A exibição, no Ontario Place, foi em formato “drive-in” devido às restrições da pandemia da covid-19.

Em 1917, o ano da Revolução Soviética, Lúcia dos Santos e os seus primos popularmente chamados de “Os Três Pastorinhos”, afirmaram ter presenciado seis aparições da Nossa Senhora, em Fátima, nos dias 13 de maio, 13 de junho, 13 de julho, 13 de setembro e 13 de outubro, tendo, no mês de agosto de 1917, a aparição ocorrido no dia 19, também na freguesia de Fátima. Já no ano anterior, em 1916, em Valinhos, as três crianças afirmaram ter recebido três aparições de um anjo, o qual se apresentou como sendo o Anjo da Paz, ou Anjo de Portugal. Segundo relatos posteriores aos acontecimentos, por volta do meio-dia, depois de rezarem o terço, as crianças teriam visto uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir embora do lugar, mas, logo depois, outro clarão teria iluminado o espaço. Segundo os testemunhos recolhidos na época, a Senhora disse às três crianças que era necessário que rezassem muito e que aprendessem a ler. A história dura até hoje.

Angie Camara foi uma das pessoas que estiveram na quarta-feira dia 12 no Ontario Place para assistir à apresentação do filme “Fátima – A História de um Milagre”, um filme católico que lembra o dia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, comemorado a 13 de maio pela Igreja. A obra é coprodução Estados Unidos, Itália e Portugal e traz Sônia Braga e Harvey Keitel em participações especiais. Muitos duvidavam da veracidade dos seus testemunhos, como conta o padre João Mendonça.

Fátima é uma cidade que pertence ao concelho de Ourém (Santarém), situada em pleno Maciço Calcário Estremenho, nos contrafortes da Serra de Aire, a cerca de 350 metros de altitude. O clima em Fátima é caracterizado por alta pluviosidade (cerca de 1.400 mm de média anual), verões quentes e secos e invernos frescos e húmidos. Nos últimos anos, devido sobretudo às alterações climatéricas, os verões têm atingido temperaturas na ordem dos 40 °C e os invernos temperaturas mínimas negativas. William Delgado, diretor do escritório de turismo de Portugal no Canadá, acredita que o filme vai ajudar o turismo da região. O embaixador de Portugal no Canadá, João da Camara também esteve no evento e destacou o poder que a história tem ao sobreviver os dias atuais. O evento foi organizado pela Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos.