FILAS DE DESEMPREGO NO CANADÁ AUMENTAM EM OUTUBRO

As medidas implementadas para ajudar os cidadãos na sua situação laboral, com a criação de 84 mil empregos, não chega para colmatar as filas de desemprego de longa duração.

A Statistics Canada revela que um quarto dos cidadãos do Canadá estão desempregados, há pelo menos 6 meses, com um aumento recente em outubro, apesar da criação de 84 mil postos de trabalho.

Feitas as contas, quase 450 mil canadianos foram considerados desempregados de longa duração no mês de outubro, num total de 27 ou mais semanas.

Este grupo representa 24,8% dos desempregados no país e, entre setembro e outubro, houve uma maior acentuação dos últimos 40 anos, numa altura de crise financeira global.

Para além disso, o relatório regista um maior número de homens desempregados de longa duração, do que mulheres, e a camada mais jovem é o grupo que mais preenche esta parcela.

A taxa de desemprego atual é de 8,9%, mas, de acordo com a Statistics Canada, poderia estar acima nos 11,3% caso nos cálculos tivessem sido incluídos 540 mil canadianos que queriam trabalhar no mês passado mas não procuravam emprego.