Festa e Fogo

Correio da Manhã Canadá

O passado fim de semana foi de agenda preenchida para as comemorações do ‘Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas’ que este ano foi ainda mais especial com o aniversário de 70 anos da imigração portuguesa para o Canadá.

As festividades que se iniciaram no primeiro fim de semana com o 4º Lusofonia Festival em Brampton, prosseguiram com o ‘Do West Festival’ e a tradicional ‘36th Annual LiUNA Portugal Day Parade’. Muita diversão e a expressão pública daquilo que move a diáspora: a portugalidade. Levamos para as ruas e parques de Toronto, na área da ’Little Portugal’, a nossa cultura, a nossa língua, a nossa história, as nossas tradições, algumas das nossas autoridades que vieram de Portugal, os nossos pioneiros e os seus descendentes, os nossos adultos, os jovens e as crianças. Foram momentos preciosos para mostrar ao país que nos acolhe há 7 décadas, que somos gratos às oportunidades que aqui nos são oferecidas, mas não podemos deixar de lado as nossas raízes. Manter Portugal vivo nos corações imigrantes é um desafio, principalmente com as novas gerações cada vez mais canadianas do que portuguesas. E é exatamente por isso que precisamos desta comemoração a cada 10 de junho.

O Canadá vestiu-se de verde e vermelho com o desfile na Dundas Street West e as muitas atrações portuguesas no ‘Do West Fest’. Um fim de semana especial como requer uma
data tão festiva, mas na mesma altura em que o Canadá celebra connosco, os incêndios florestais assombram o país e Portugal entra no combate aos incêndios florestais que castigam várias províncias canadianas.

Bombeiros portugueses chegam amanhã junto com uma equipa europeia para ajudar a controlar as chamas. Afinal, assim mesmo é a vida: Festa e fogo, sorrisos em eventos e esforços no combate aos incêndios, momentos de alegria e de apreensão, hora de festejar e hora de concentração e união para enfrentar a fúria de um problema tão devastador.

É o Canadá e Portugal a mostrar, na alegria e no sofrimento, que um pode contar sempre com o outro!