
Uma viagem de Justin Trudeau com a família está a dar novamente que falar. O primeiro-ministro está de férias na Jamaica, junto de amigos. Quem o clarificou ontem foi o gabinete do governante, depois de ter dito que Trudeau está a pagar a estadia. Recorde-se que em 2016, o líder liberal foi criticado por causa de uma viagem às Bahamas.
O gabinete do primeiro-ministro Justin Trudeau esclarece que ele e a família estão de férias na Jamaica “sem qualquer custo, num local pertencente a amigos da família”, depois de inicialmente ter dito que a família estava a pagar a estadia.
O gabinete do primeiro-ministro afirmou num comunicado na quarta-feira, 3 de janeiro, que o comissário federal de ética foi consultado “sobre estes pormenores antes da viagem para garantir que as regras eram cumpridas”.
Antes de a família partir para a Jamaica no Boxing Day, o gabinete de Trudeau disse que consultou o comissário de ética e que a família cobriria o custo da sua estadia e reembolsaria os contribuintes pelo custo da viagem num avião do Governo.
“O primeiro-ministro continua a reembolsar o equivalente a um bilhete de avião comercial para a sua viagem pessoal e a da sua família”, declarou o seu gabinete na quarta-feira, 3 de janeiro.
A viagem de Trudeau às Bahamas, a seguir ao dia de Natal de 2016, valeu ao líder canadiano uma infração ética por ter violado as regras em matéria de conflito de interesses.
A antiga comissária Mary Dawson considerou que as férias de Trudeau violaram a lei que proíbe os ministros de aceitarem presentes ou “vantagens” que possam ser entendidas como uma tentativa de influenciar os assuntos governamentais.
