Feliz Dia das Mães

Correio da Manhã Canadá

Mulher, sogra, avó. Impossível pensar num grupo de pessoas mais altruísta e amoroso do que as mães. Mas essa celebração da maternidade também é hipócrita: rotineiramente falhamos com as mães aqui no Canadá e em todo o mundo.

Neste Dia das Mães, se for como um dia normal, outras 830 mulheres vão morrer no mundo de gravidez ou de parto. É uma mulher que morre a cada dois minutos. Na verdade, em grande parte do mundo, a coisa mais perigosa que uma mulher pode fazer é engravidar. Em Portugal, no mês passado, falava-se que, em dois anos, morreram 27 mulheres devido a complicações na gravidez, no parto, ou nos dois meses seguintes ao nascimento. São números que fazem o país recuar aos níveis dos anos 90.

Nos Estados Unidos, uma média de quase duas mulheres morrem no parto a cada dia. Apesar de todos os nossos pensamentos calorosos sobre as mães, uma mulher americana tem duas vezes mais probabilidade de morrer durante a gravidez ou no parto do que no Canadá.

Salvar vidas durante o parto é complicado, muitas vezes exigem serviços obstétricos de emergência. Mas uma maneira barata de salvar a vida das mães é garantir a elas o acompanhamento médico adequado durante toda a gravidez. Muitas mulheres perdem a vida no parto ou mesmo antes devido a complicações que poderiam ser evitadas com o acompanhamento de um profissional.

O cancro cervical não recebe tanta atenção, face à mortalidade materna, mas é uma maneira dolorosa de morrer. Acredita-se que mata mais mulheres a cada ano do que a gravidez e o parto. Quase todas as mortes por cancro cervical podem ser evitadas com um teste de papanicolau, por exemplo.

A Austrália tem sido o modelo de combate ao cancro cervical, vacinando todas as crianças, portanto, o país está no caminho certo para eliminar esse tipo de cancro como uma preocupação de saúde pública.

Espera-se que os americanos gastem quase 30 mil milhões de dólares, neste Dia das Mães em flores, brincos e refeições. Vá em frente: essas mulheres valem a pena. Mas devemos lembrar que um décimo dessa soma salvaria muitas vidas de mães de todo o mundo.