
Lisboa, 23 nov (Lusa) – O presidente da Associação Portuguesa de Bancos considerou que o setor está a atrair investidores que não seriam os mais desejados, já que preferiu investimento de países desenvolvidos, mas considerou que o importante é garantir que são credíveis.
“Temos de encontrar soluções para recapitalizar a banca portuguesa e sem recorrer a contribuintes. Daí os bancos estarem por si a reestruturar-se para melhorar as suas condições operativas e a procurarem atrair investidores que não são os que muitos desejaríamos, mas que são os investidores que por várias razoes se interessam” pelos bancos portugueses, disse Fernando Faria de Oliveira num debate esta terça-feira sobre O Futuro da Banca, no Instituto Superior de Engenharia e Gestão (ISEG), em Lisboa.
O presidente da da associação que representa os principais bancos falava depois de o professor universitário João Duque, um dos participantes do debate, ter questionado o interesse dos investidores em bancos europeus, e especialmente portugueses, quando é cada vez menor a rentabilidade dos capitais investidos.