FAMÍLIAS PAGAM MAIS 28,6 MILHÕES PARA RTP

Miguel Poiares Maduro (Foto de Tiago Petinga/LUSA)
Miguel Poiares Maduro (Foto de Tiago Petinga/LUSA)
Plano de Poiares Maduro para a RTP obriga portugueses a pagar mais todos os meses (Fot de Tiago Petinga/LUSA)
Plano de Poiares Maduro para a RTP obriga portugueses a pagar mais todos os meses (Fot de Tiago Petinga/LUSA)

O Governo vai aumentar entre 15 a 20% a Contribuição Audiovisual (CAV), a taxa da RTP paga pelos portugueses na fatura da eletricidade. A televisão pública recebe, assim, mais 28,620 milhões de euros por ano, totalizando 171,720 milhões. Atualmente, a CAV é de 2,385 euros e, como aumento de 20%,passa a 2,862 euros.
Ou seja, serão mais 2,385 milhões pagos todos os meses pelos contribuintes, se tivermos em conta um universo total de 5 milhões de clientes.
A intenção expressa ontem pelo ministro da tutela, Miguel Poiares Maduro, é a de que “no global, o financiamento público da RTP vai diminuir e os portugueses vão pagar menos” no Orçamento do Estado para 2014.
Poiares Maduro refere-se ao facto de os canais públicos deixarem de receber do Estado os 52 milhões de euros da indemnização compensatória. Mas, se é verdade que o financiamento público vai diminuir, os portugueses vão pagar mais na fatura da luz todos os meses. Segundo apurou o CM, o executivo ponderou aumentar o espaço publicitário no canal público (que é de seis minutos/hora, contra os 12 nos privados), como alternativa de financiamento, mas abandonou esta solução em detrimento do aumento da contribuição na taxa sobre as famílias.
Em 2012, a RTP recebeu 137,8 milhões da contribuição para o audiovisual. Contactado pelo CM, Poiares Maduro recusou-se a “especular” sobre os valores do aumento.