“Falso inverno”: Falta de neve e tempo ameno desilude turistas no Quebec

Foto: Jim Nix/Flickr
Foto: Jim Nix/Flickr

O Quebec está a ser palco de um “falso inverno”. Uma expressão usada pelas autoridades, devido às temperaturas invulgarmente amenas. A ausência de neve está a desiludir os turistas.

O clima invulgarmente ameno no Quebec este inverno trouxe alterações inesperadas à província. Há turistas desiludidos com o tempo, menos gente nas mais populares estâncias de esqui e até lixo visível nas ruas de Montreal.

De acordo com o Environment and Climate Change Canada, o mês passado foi o segundo dezembro mais quente registado no sul do Quebec, depois de dezembro de 2015.

As temperaturas médias situaram-se vários graus acima do normal e a queda de neve foi relativamente escassa em várias cidades. As condições amenas levaram a agência a classificar dezembro de 2023 como um “falso início de inverno” no Quebec.

As condições amenas continuaram na primeira semana de janeiro em Montreal. Alguns turistas que esperavam desfrutar do tempo de inverno na pitoresca Velha Montreal dizem-se desapontados com a paisagem urbana húmida e cinzenta.

A neve na praça central do bairro foi substituída por gelo sujo, queixam-se os visitantes, que também dão conta de lixo espalhado ao longo de edifícios e passeios.

De acordo com a autarquia, nos meses mais frios, a limpeza pública abranda e algumas máquinas são guardadas, devido ao risco de os depósitos de água congelarem.