Fala português, caramba!

Correio da Manhã Canadá

Já são 70 anos desde que os portugueses desembarcaram no Canadá e manter acesa as tradições portuguesas ainda é um desafio diário.

A começar pela língua. Bosco da Costa, jornalista do Correio da Manhã Canadá revelava preocupação com o futuro do português no Canadá, quando referiu que “existe uma grande tendência sobre os nascidos aqui no Canadá para que não saibam falar o português”, aquando da apresentação do livro de José Andrade, diretor Regional das Comunidades.

É isto que queremos? A língua inglesa é universal? Claro. Fantástico, o facto de sabermos falar a língua oficial do país que nos acolhe. Mas podemos continuar a cultivar as gerações vindouras com as nossas tradições. Queremos, de facto, comprometer as nossas raízes?

Então deixamos de cá ter os ‘Abrunhosas’, as ‘Bárbaras Bandeiras’ e as ‘Marizas’. Para quê? Por que vale fazermos celebrações a sinalizar os mais de 70 anos da chegada dos portugueses ao Canadá?

Nós queremos que eles continuem a encher a Nathan Phillips Square e outros palcos no Canadá. Palcos emblemáticos. Queremos que continuem a fazer o ‘Portugal The Festa’. Queremos mais casas cheias para apreciar a voz perfeita de Mariza. Queremos que os nossos lusodescendentes que alcançaram aqui grande sucesso, continuem a ser homenageados na ‘calçada da fama’ como aconteceu este ano com Jack Oliveira da LiUNA 183, entre outros. Queremos manter vivos os ranchos, as casas, associações, queremos mostrar à juventude que o português é uma das línguas mais faladas do mundo.

Fala-se em Portugal. No Brasil. Já viram o tamanho deste país? Imaginam ir a África e ouvir português? Até em Macau o português é considerado uma das línguas oficiais.

Por que não visitar um dos mais belos arquipélagos do mundo? Os Açores, onde nos últimos dias milhares de peregrinos participaram nas maiores festas religiosas para o pagamento de promessas. E querem saber? Foram portugueses que residem no Canadá que este ano carregaram a Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Os nossos pais, avós estiveram ali.

Há tradições que valem a pena e a nossa língua valerá sempre um esforço de todos. Nem que seja para saber o que disse o Cristiano Ronaldo, o homem mais seguido do planeta nas redes sociais, por exemplo. Sem precisarmos de esperar por legendas ou dobragens mal conseguidas.

Nós, no Correio da Manhã Canadá, cumprimos o nosso papel: escrever em português!