
O ex-diretor geral do sindicato de trabalhadores de Québec, acusado de fraude de dezenas de milhar de dólares, foi agora considerado culpado. O juiz do tribunal, Denis Lavergne, considerou-o culpado de tudo o que era acusado.
Durante o julgamento, um agente da polícia da província de Québec testemunhou que 144 das faturas apresentadas por Jocelyn Dupuis são suspeitas de fraude no valor de sessenta e três mil dólares. Dessas, metade eram faturas com despesas sem qualquer documento de confirmação de terem sido feitas, e a outra metade com valores acima do que realmente foi gasto. As faturas apresentadas, dizem respeito ao período de Dezembro de 2007 e Novembro de 2008, e o valor total das despesas feitas foi de duzentos e vinte e cinco mil dólares. A maioria das despesas referem-se a refeições em restaurantes e garrafas de vinho.
Jocelyn Dupuis sugeriu em tribunal que as despesas foram feitas em benefício dos trabalhadores que representou.
Alguns dos ex-colegas de direção testemunharam dizendo que as despesas foram aprovadas, mas teve-se em conta que Dupuis muitas vezes pagou do seu bolso despesas do Sindicato.
Jocelyn Dupuis era um líder chave da ‘Federation of Labour’, no sector da construção, e serviu como diretor geral entre 1997 e 2008.