
Está em curso uma evacuação devido aos receios de inundações numa remota comunidade de uma Primeira Nação no norte do Ontário.
O deputado federal para a área, Charlie Angus, diz que 325 pessoas da Primeira Nação Kashechewan mudaram-se para Kapuskasing, Ontário, no domingo, sendo esperado que mais 200 deixassem a comunidade na segunda-feira, na sequência da quebra do gelo, ao norte da comunidade, ao longo do rio Albany.
Segundo Angus, crianças, idosos e doentes estão a ser evacuados primeiro como medida de precaução. Ele acrescenta que as autoridades locais e as da província vão continuar a monitorizar o gelo, numa altura em que a água se dirige para a reserva, onde vivem aproximadamente 2000 pessoas.
Angus refere que o gelo poderia facilmente aglomerar-se, o que poderia levar as áreas próximas a sofrer uma inundação, porque um dique poderia romper.
Ainda segundo ele, a comunidade deve reunir-se com representantes do governo federal e provincial para discutir a deslocalização para um terreno mais elevado.
Fonte: Canadian Press