Etapa 3: Desbloqueada… mais cedo!

Correio da Manhã Canadá

Os residentes da província de Ontário não poderiam estar mais contentes com o anúncio da entrada antecipada da Etapa 3 – a última etapa de todas – do plano provincial de reabertura da província. Isso significa que a região está no último nível deste desafio de três fases e que já é visível uma grande luminosidade ao fundo do túnel – ou, pelo menos, o túnel já se parece mais pequeno. Ainda assim, é aconselhável que não desbravemos terreno muito antes de termos a certeza de que não serão dados passos atrás.

Agora, reabrem os espaços internos de restaurantes e outros estabelecimentos alimentícios, sem limite de capacidade, e outras atividades recreativas, como cinemas, jardins zoológicos e museus, embora limitados, mas com uma capacidade alargada. A província de Ontário está a uma unha de voltar ao ‘antigo normal’. Resta saber é se ainda podemos reconhecer essa normalidade.

Enquanto isso, o Canadá faz história ao nomear a primeira governadora-geral de origem indígena no Canadá. Mary Simon é a 30ª governadora-geral do país e foi recomendada pelo primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau. O mais curioso é que a líder Inuk passará a ser a figura mais importante no país a seguir à Rainha Isabel II e passará, também, a ser a principal comandante das Forças Armadas canadianas. Além de ser uma grande conquista para uma mulher no geral, a comunidade indígena pode orgulhar-se de Simon ter conquistado o lugar, principalmente numa altura em que o Governo canadiano procura a reconciliação com os povos indígenas.

E ainda a falar de vitórias, esta foi uma temporada de decisões importantes no futebol. No Euro 2020, a Itália foi a grande vencedora da taça e deixou os ingleses de fora do primeiro lugar. O jogo foi a penáltis e viu muitas oportunidades para a equipa inglesa, mas quem levou a melhor foi a equipa italiana. Os festejos têm-se feito sentir por todo o lado, não só no país em forma de bota como na diáspora espalhada pelo mundo, inclusive, no Canadá. E não foram os únicos campeões! Também a Argentina foi campeã na taça da Copa América. No jogo contra o Brasil, os argentinos sagraram-se os grandes vencedores para muita tristeza dos adeptos brasileiros na terra de Santa Cruz e também por aqui. É caso para dizer que se podem juntar no luto com os ingleses e esperar pelo próximo campeonato.