ESTUDO DIZ QUE UM EM CADA CINCO ADOLESCENTES CANADIANOS CONSIDEROU O SUICÍDIO

Um novo estudo sugere que um em cada cinco adolescentes canadianos considerou seriamente tentar o suicídio no ano anterior.

O inquérito feito pela Kids Help Phone descobriu que 22 por cento dos mais de 1.300 entrevistados pensou em acabar com a sua própria vida. Quase metade deles também tinha formulado um plano.

“Isso é preocupante”, disse Alisa Simon, vice-presidente dos serviços nacionais de aconselhamento, em relação aos resultados divulgados na quinta-feira.

Um passo fundamental parece ser “quebrar o estigma, quebrar as barreiras” para procurar ajuda, observou Simon, acrescentando que o estudo não aprofundou por que as crianças tinham considerado o suicídio.

As raparigas parecem ter duas vezes mais probabilidade de considerar seriamente o suicídio em relação aos rapazes – 67 por cento das raparigas contra 33 por cento dos rapazes – enquanto que quase metade dos adolescentes que tinha considerado suicídio não falou com ninguém sobre isso.

Os dados também revelaram que os adolescentes que relatam pensamentos suicidas tendem a sofrer violência em casa ou na escola (27 por cento), ter preocupações sobre a imagem corporal (75 por cento), ou dependência de drogas e álcool (23 por cento). Essas crianças eram, pelo menos, duas vezes mais propensas a considerar seriamente o suicídio em comparação com a população adolescente em geral.

Um indicador primário parecia estar relacionado com o fato de um adolescente procurar (ou não) na web ou redes sociais o tema suicídio – mais da metade dos adolescentes que tinha considerado suicídio (55 por cento) também procurou online para obter informações.

Para Simon, “isso não é necessariamente uma coisa negativa”.
No entanto, ela defende que entender como a juventude se conecta, bem como os obstáculos que enfrentam para procurar ajuda, é crucial para ajudá-los a lidar com uma quantidade de tensões.
O regresso às aulas é também um momento especialmente stressante para muitos adolescentes.

O relatório Teens Talk 2016 é baseado numa pesquisa nacional online realizada em maio, junto de 1.319 adolescentes com idades entre 13 a 18, estatisticamente representativa da idade e do género em cada província.

Algumas outras conclusões:
• 22 por cento dos adolescentes pesquisados haviam considerado a tentativa de suicídio nos últimos 12 meses;
• dos adolescentes que consideraram o suicídio, 46 por cento pensou sobre como, quando e onde eles iriam tentar o suicídio e 47 por cento não falou com ninguém sobre isso;
• 69 por cento das raparigas e 31 por cento dos rapazes relataram preocupações com o corpo ou autoimagem.

Fonte: Canadian Press