

Um novo estudo sugere que os pais podem ser os culpados nos casos em que a sua descendência se torna narcisista, noticiou a Citynews.
O estudo constata que traços nascisistas, incluindo um sentimento de superioridade em relação aos outros, fantasiando sobre sucessos pessoais, e a crença do merecimento de tratamento especial, pode desenvolver-se quando os pais passam os seus pontos de vista inchados de orgulho aos seus filhos, de acordo com o estudo publicado recentemente.
O estudo sobre as origens do narcisismo em crianças, publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, refere que o excesso de autoestima pode fazer com que os mais pequenos tenham uma perceção inchada de orgulho do seu próprio valor. Os pesquisadores sugerem que, em vez de dizer às crianças que estas são especiais, os pais devem reforçar a ideia de que estas são amadas.
Um dos coautores do estudo declarou à revista New Republic que os pais devem elogiar com base no comportamento, em vez de louvar a criança.
Os pais poderiam dizer: “Deves ter-te esforçado muito”, em vez de “Deves ser muito inteligente”, sugeriu Brad Bushman. A criança será encorajada a tentar o seu melhor e a não ficar desapontada caso falhe.
O estudo envolveu 565 crianças, entre 7 e 12 anos de idade, e os seus pais.