Estreitando laços entre Portugal e o Canadá

Correio da Manhã Canadá

Uma das principais missões do Correio da Manhã Canadá é estreitar relações entre os dois países a que os luso-canadianos chamam ‘casa’. É por isso que continuamos a olhar atentamente para um universo particularmente atrativo para a comunidade – o desporto – e mais especificamente para os desenvolvimentos do Mundial, que contará desta vez com a presença quase inédita do Canadá e também de Portugal.

As duas nações conheceram na última semana os adversários na competição. O Canadá tem no grupo o atual número dois do ranking FIFA (Bélgica) e a atual vice-campeã do mundo (Croácia). Uma tarefa quase hercúlea para os comandados de John Herdman, o primeiro selecionador do mundo a levar uma seleção feminina e uma masculina a um Mundial de Futebol. É obra! Por isso, não custa nada sonhar. Já Portugal tem a obrigação de seguir em frente, num grupo em que é cabeça de série. O Uruguai será o ‘bicho papão’ da primeira fase para os lusos, mas nada do outro mundo.

Nesta edição do Correio da Manhã Canadá destacamos ainda duas conferências de imprensa multiculturais, iniciativas que, mais uma vez, ajudam a aproximar a comunidade portuguesa dos assuntos de relevância no Canadá. Para quem não sabe, as chamadas conferências multiculturais são iniciativas promovidas geralmente por forças políticas, em que o objetivo é reunir jornalistas comunitários para transmitir e debater determinada informação. São espelhos da multiculturalidade do Canadá, mas também da importância atribuída a todas as comunidades, incluindo a nossa, que muito aplaudimos.

Desta vez, conversámos diretamente com o ministro da Educação de Ontário e o presidente do Conselho do Tesouro de Ontário. Com o primeiro, discutimos o recém-firmado acordo com o Governo federal, que prevê cuidados infantis a 10 euros por hora até setembro de 2025, e ainda o fim das máscaras nas escolas, considerado prematuro por alguns especialistas. Com o segundo, o tema principal foi o chamado ‘Plan to Stay Open’, cujo objetivo é manter a província desconfinada no futuro, através de medidas de retenção e atração de profissionais de saúde.

Da política ao entretenimento, olhamos também com especial atenção para os vencedores canadianos nos Grammys. Destaque para o ícone da folk Joni Mitchell, the Weeknd e Alex Cuba, artistas reconhecidos em todo o mundo, que nos relembram do forte peso que o Canadá assume internacionalmente e da influência cultural – e não só – que exerce no mundo, incluindo em Portugal. Boa leitura!