Estrangeiros podem voar para o Canadá desde que estejam vacinados

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

E os cidadãos estrangeiros são agora bem-vindos ao Canadá para fins não essenciais desde que totalmente vacinados. Os requisitos de quarentena foram também atenuados para viajantes internacionais.

A nova regra entrou em vigor à meia-noite da passada segunda-feira. Os requisitos de quarentena foram atenuados para viajantes internacionais que chegam ao Canadá para fins não essenciais e que estejam totalmente vacinados. Sempre de acordo com os requisitos de aprovação da Health Canada.

Para serem elegíveis, os viajantes devem ter passado pelo menos 14 dias desde a última aplicação da vacina e apresentar a prova de um teste negativo para a Covid-19 feito, no máximo, nas 72 horas anteriores à viagem.

Os viajantes são obrigados a usar ainda a aplicação ArriveCAN ou o portal da web online para fazer o descarregamento dos detalhes de vacinação.

A Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá diz que os viajantes vacinados chegam principalmente por via aérea.

A agência acredita que tudo isso vai simplificar as coisas, já que as companhias aéreas vão fazer a triagem dos viajantes para garantir que seguem todos os critérios.

O Canadá aprovou quatro vacinas contra a Covid-19: a da Pfizer-BioNTech, a da Moderna, a injeção da Oxford-AstraZeneca, também conhecida como Covishield, e a opção de dose única Johnson & Johnson.

A Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá continuará a conduzir testes aleatórios a viajantes na fronteira, um programa de vigilância que está em vigor desde o início do processo de redução das restrições de viagens no início do verão.

Entre 9 e 26 de agosto, a taxa de positividade para viajantes selecionados aleatoriamente e totalmente vacinados nem chegou a 1%, apesar do aumento de casos no Canadá e nos EUA.

Os voos diretos da Índia e de Marrocos continuam suspensos pelo menos até o final deste mês. Os viajantes de qualquer um dos países que fizerem uma rota indireta para o Canadá serão obrigados a apresentar um teste negativo recentemente feito num terceiro país.

Já os EUA, enquanto isso, continuam a proibir que viajantes canadianos com fins não essenciais entrem no país por via terrestre. Os viajantes aéreos e marítimos estão isentos.