Estradas de Montreal: Caisse de Dépôt et Placement com 50% das ações da A25

FOTO: spamchronicles.com
FOTO: spamchronicles.com

Um investidor institucional do Quebec comprou 50% das açõesda A25 de Montreal por 355 milhões de dólares à empresa australiana Transurban. A empresa canadiana refere que o acordo não vai afetar o valor das passagens para o cidadão comum.

O Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ) anunciou que está a adquirir metade das ações da A25 em Montreal por 355 milhões de dólares.

Esta ligação de 7,2 km constituída pela autoestrada e uma ponte de 1,2 km sobre a RivièredesPrairies,foi adquirida à empresa australiana, a Transurban. Serve o nordeste de Montreal e o leste de Laval.A ligação rodoviária permite ao tráfego viajar de carro, de bicicleta e a pé.

“O Caisse de dépôt et placementdu Québec está assim a investir num ativo estruturante para a mobilidade de pessoas e bens no Quebec. Esperamos trabalhar com a Transurban para assegurar a melhor experiência possível aos utentes da autoestrada 25”, disse Emmanuel Jaclot, vice-presidente sénior e chefe das infraestruturas da empresa do Quebec.

Esta é a segunda grande parceria entre as duas empresasdepoisdo investimento em 2021 na WestConnex, um projeto australiano de infraestruturas rodoviárias.

De registar que a transação não vai ter qualquer impacto na forma como os civis pagam pela passagem, assegurou o investidor institucional do Quebec.

“Os vários métodos de pagamento e portais de serviços, tais como o website e o centro de atendimento ao cliente, continuarão a funcionar como habitualmente, tal como as medidas de portagens gratuitas postas em prática pelo Governo do Quebec para os proprietários de veículos elétricos”, acrescentou a empresa numa declaração.

A transação deverá ser oficializada a 31 de março.