Está a chegar o Canada Day!

Correio da Manhã Canadá

O passado domingo, dia 27, ficou marcado com um recorde histórico na América do Norte! O Scotiabank Arena, em Toronto, deu lugar maior clínica de vacinação em massa com o maior número de vacinados num único dia. Ao todo, foram vacinadas cerca de 25 mil pessoas, que contou com a ajuda de 1500 voluntários. O evento foi extremamente bem organizado e contou com muita animação. Os residentes de Toronto estavam entusiasmados e a entrada do estádio desportivo contou com a presença do DJ Clymaxxx e do apresentador da City TV, Devo Brown.

Além disso, na próxima quinta-feira, dia 1 de julho, celebramos o Dia do Canadá, o feriado mais importante da história do país. E, mais uma vez, as celebrações serão maioritariamente virtuais, desde que a pandemia chegou em março do ano passado. Embora haja alguma comoção com a celebração do Canada Day, muitas regiões vão para a frente com as suas marchas, eventos especiais e fogos de artifício. O dia 1 de julho marca o dia da independência total do país, ou seja, a união das colónias de Nova Scotia, New Brunswick e do Canadá numa única federação britânica, formada em 1867. Além disso, traz também um dia de descanso para os trabalhadores que, com o libertar de algumas restrições, podem agora desfrutar e celebrar ao ar livre, nas esplanadas e nas praças do país. Esperemos que o tempo ajude nessas comemorações.

Na verdade, o Dia do Canadá vem numa altura sombria em que foram descobertos cerca de 966 restos mortais de crianças indígenas nos terrenos de duas escolas residenciais de duas províncias canadianas. Embora essa descoberta ameace algumas celebrações no país, o primeiro-ministro Justin Trudeau vem apelar a que os canadianos reflitam sobre o passado histórico do país, que alberga uma multiplicidade de culturas e de tradições. O Governo de Trudeau tem estado emprenhado em compensar os erros do passado à comunidade indígena e a tomar a responsabilidade pelos atos de um Governo anterior e da Igreja Católica. Isso inclui apoios financeiros e recursos para que sejam investigadas mais escolas residenciais indígenas no país e para que os sobreviventes, os familiares das vítimas e toda a comunidade indígena consiga ultrapassar esse capítulo doloroso da história do Canadá, com vista à reconciliação.

Um feliz Dia do Canadá para todos!