
Bran Ramsey diz que está a sentir-se “pró-Uber” desde que foi vítima de um esquema de cartão de débito num táxi de Toronto na sexta-feira à noite.
Depois de uma noite com os amigos, o homem de Toronto mandou parar um táxi na King Street West e Spadina Avenue para o levar ao seu destino na Junction.
“A viagem de táxi não foi memorável. Eu apenas apanhei um táxi, paguei com o débito e fui para casa”, disse Ramsey. “Foi só na manhã seguinte, ao acordar, que eu vi que tinha um cartão de débito diferente; de imediato, tentei entrar na minha conta bancária online, mas não consegui.”
O taxista aparentemente trocou o cartão do banco TD por um similar que não pertencia a Ramsey.
É um esquema que a polícia de Toronto já viu antes, mas eles acreditam que está a ser perpetrado por apenas um “pequeno número” de taxistas.
Dezenas de vítimas
Em janeiro, a polícia emitiu um alerta sobre esse tipo de fraude, que, dizem, teve como alvo dezenas de vítimas durante um período de apenas algumas semanas.
Na época, Det. Chris Beattie, o investigador principal no caso, disse que não está claro se os envolvidos são taxistas legítimos com as principais empresas de táxi ou apenas fraudadores que fingem ser taxistas.
Mas, acrescentou, é melhor tomar cuidado com táxis que não têm um nome ou logótipo familiar. Ramsey não se lembra ao certo que tipo de táxi apanhou na noite do roubo.
A polícia ficou a saber do esquema em meados de dezembro, quando um investigador de fraude do TD Bank relatou um padrão de 12 casos em que os utilizadores de táxi viram ser retirados mais de 55.000 dólares das suas contas.
Um golpe semelhante levou a acusações em Montreal no ano passado. Uma das vítimas, Julie Piesina disse à CBC News como centenas de dólares desapareceram da sua conta depois que ela pagou um táxi com o seu cartão bancário.
E no verão de 2014, a Polícia Regional de Peel alertou para um esquema semelhante a acontecer com ambas as limusines e táxis no exterior do Aeroporto Internacional Pearson.
No caso de Ramsey, a pessoa que roubou o seu cartão fez 12 levantamentos da sua conta, mas também depositou 5.000 dólares em cheques. Cerca de 3.000 dólares desses fundos fraudulentos ainda estão na sua conta enquanto o banco investiga. O cartão roubado foi cancelado.
Fonte: CBC News
