

Especialistas em toxicodependência afirmam que o Canadá precisa de uma estratégia nacional abrangente para reduzir a prevalência de opiáceos e reduzir as taxas de morte por overdose em resultado de drogas poderosas.
O Dr. Benedikt Fischer, do Centro de Toxicodependência e Saúde Mental em Toronto, diz que os canadianos são o segundo maior consumidor de opioides em todo o mundo, depois dos EUA.
Escrevendo no Canadian Medical Association Journal, Fischer e coautores dizem que cerca de 2 000 canadianos morreram de overdoses de opioides no ano passado, e muitas províncias estão “a caminho” de um número recorde de mortes em 2016.
Fischer refere que um número estimado de 10 000 a 20 000 canadianos morreram de overdose em medicamentos prescritos como oxicodona, hidromorfona e fentanil nos últimos 10 anos.
Os autores pedem uma estratégia que inclua o desenvolvimento de diretrizes para a prescrição de opioides apenas em casos excecionais e estritamente em doses limitadas e de curta duração.
Eles também estão a pedir sistemas de monitorização de prescrição eletrónica em tempo real em todo o Canadá que os médicos e farmacêuticos teriam de consultar antes de prescrever ou dispensar os medicamentos altamente viciantes.
Fonte: Canadian Press