
Porto, 10 jun (Lusa) — O escritor chileno Luis Sepúlveda publicou em Portugal a sua quarta fábula, intitulada “História de um cão chamado Leal”, que pretende chamar a atenção para o “racismo latente” que atinge os Mapuches no Chile.
“É a primeira vez que estou a contar algo que ocorre num mundo muito pouco conhecido que é o mundo dos Mapuches, dos habitantes originários do Chile. São um milhão e tantas pessoas, mas vivem numa realidade bastante afastada do que é a realidade chilena devido ao racismo latente que existe na sociedade chilena, que é o racismo imperial, o que levaram os conquistadores e que permaneceu”, disse à Lusa Luis Sepúlveda, que hoje vai estar em Coimbra numa Viagem Literária e, no sábado e domingo, em Lisboa para a Feira do Livro.
A história, publicada em Portugal pela Porto Editora, surgiu quando, em 2010, na sequência do sismo de 8,8 que atingiu o Chile, o escritor foi com um grupo de amigos para a região de Tirúa ajudar a reconstruir uma escola e lá encontrou um jovem mapuche de oito anos que tinha perdido o cão.