O erro foi detetado porque os contribuintes não conseguem fazer o pagamento com o código emitido pela Direção-Geral de Finanças que alegadamente não está correto e quando o pagamento é aceite, não pagam aquele processo que diz respeito ao próprio, mas sim o de outra pessoa, assim denuncia o Sindicato dos Impostos.
Este erro do Fisco estará já a impedir milhares de contribuintes de pagarem coimas de Imposto Único de Circulação, ou mesmo fazê-los pagar multas de outros contribuintes.
Para o presidente do Sindicato dos Impostos, a situação acontece há mais de uma semana por causa de um problema informático e serão milhares de contribuintes que estão a ser afetados, apenas um número muito residual consegue pagar as contraordenações.
As guias de pagamento das multas do IUC são emitidas com um código de barras, para leitura ótica, que está associado a um código numérico que é introduzido internamente pela Autoridade Tributária (AT).
O erro é detetado por exemplo, no pagamento da multa que é cobrada pelo Fisco aos contribuintes que atrasaram o pagamento do imposto do veículo, porque o comprovativo do pagamento indica dados incorretos de outro contribuinte.