EQUIPA MUNICIPAL OPÕE-SE A PLANO DO PRESIDENTE PARA PRIVATIZAR A RECOLHA DE LIXO A LESTE DA YONGE

garbageO presidente de Toronto John Tory está a enfrentar a oposição ao seu plano para privatizar a recolha de lixo de Toronto nas áreas a leste da Yonge Street.
Num relatório divulgado na terça-feira, a equipa municipal recomendou que a cidade não privatize a recolha de lixo no extremo leste de Toronto, apesar da promessa de Tory de o fazer durante a sua campanha eleitoral.
A recolha de lixo a oeste da Yonge Street está privatizada desde 2010, poupando aos contribuintes cerca de 11 milhões de dólares por ano.
Desde que começou a recolha privada de lixo no extremo oeste, os trabalhadores sindicalizados têm se tornado cada vez mais competitivos a leste da Yonge, refere o relatório, acrescentando que a concorrência “é eficiente em termos de custos e desempenho”.
Mas muitos políticos locais estão descontentes com o relatório, dizendo que este se coloca no caminho do objetivo da cidade para prestar os melhores serviços ao preço mais baixo.
A cidade e o CUPE 416, o sindicato que representa os trabalhadores da recolha de lixo, estão prestes a iniciar negociações que poderão alterar significativamente o custo de recolha pública de resíduos.
O ex-presidente Rob Ford disse que a questão em última análise, se resume à vontade política de Tory e acusou-o de não querer enfrentar os sindicatos.
Tory recusou-se a comentar o relatório, mas a sua equipa disse que o presidente gostaria de obter estimativas de custos do setor privado antes de abandonar a possibilidade de privatizar a recolha de lixo na metade oriental da cidade.
Fonte: CTV Toronto