ÉPOCA DE ACASALAMENTO DE COIOTE COLOCA DE SOBREAVISO DONOS DE ANIMAIS EM TORONTO

Foto de arquivo. (Jonathan Hayward / THE CANADIAN PRESS)
Foto de arquivo. (Jonathan Hayward / THE CANADIAN PRESS)
Foto de arquivo. (Jonathan Hayward / THE CANADIAN PRESS)
Foto de arquivo. (Jonathan Hayward / THE CANADIAN PRESS)

Os moradores da região de Toronto estão a ser aconselhados a manter animais de estimação na coleira enquanto coiotes percorrem a cidade à procura de amor.
A época de acasalamento do coiote vai do final de janeiro a março, de acordo com a Cidade de Toronto. Durante esse tempo, as criaturas vão estar mais ativas, em busca de possíveis parceiros.
A estação de acasalamento significa que os moradores estão mais propensos a ver coiotes, disse Nathalie Karvonen, diretora-executiva do Toronto Wildlife Centre, à CP24 na quinta-feira.
Os coiotes têm a tendência de ficar perto de áreas arborizadas, incluindo ravinas e grandes parques, mas podem deambular por áreas residenciais próximas, alertou.
Recentemente, coiotes foram vistos por residentes perto do High Park, Thornhill e as Beaches.
As criaturas têm geralmente medo dos seres humanos, mas poderão sentir-se ameaçadas por cães de grande porte, que eles podem ver como uma ameaça ou como um parceiro de criação. Também é possível para os coiotes fazer cruzamentos (consanguíneos) com cães.
Por outro lado, os coiotes podem ver cães e gatos de menor dimensão como um alimento, advertiu Karvonen, aconselhando os proprietários a supervisionar os animais de estimação enquanto na rua. Os cães devem ser mantidos em coleiras, lembrou.
Se abordado por um coiote, a cidade recomenda que a pessoa se faça parecer maior, e gritar ou bater palmas para fazer um ruído alto. Nunca fugir.
O departamento de Serviços animal da cidade de Toronto pede a quem vir um coiote para relatar o avistamento através do número 416-338-7297 (PAWS), ou por e-mail – animalservices@toronto.ca. As testemunhas também podem enviar informações sobre o avistamento via online.

Fonte: CTV News