Entre o real e o imaginário

Correio da Manhã Canadá

Há poucos dias ficámos a saber que 2022, mais especificamente 14 de abril, vai ficar marcado pela estreia de um espetáculo do Cirque du Soleil em Toronto. Intitulado ‘KURIOUS – Cabinet of Curiosities’, a produção mistura o real e o imaginário, acompanhando a história de um inventor, que acredita na existência de um universo paralelo fantástico. A partir daí, diversas personagens sobrenaturais começam a surgir no palco, dando vida à imaginação do protagonista.

A sinopse do espetáculo do Cirque du Soleil não poderia ser mais pertinente nos dias que correm. Nos meses marcados pela pandemia, foi como se vivêssemos numa dimensão imaginária da existência, num verdadeiro universo paralelo, em que o impensável até então aconteceu: confinamentos, ruas vazias, lojas fechadas, distância social imposta, máscaras. E tudo isto por causa de um vírus, que pelo seu poder disruptivo, quase nos pareceu sobrenatural: a Covid-19, que facilmente poderia integrar a galeria de personagens fantásticas do espetáculo do Cirque du Soleil.

Ainda que explore o anormal, o espetáculo do Cirque du Soleil é um dos sinais de que a normalidade está, enfim, de volta. Nas palavras da ministra do Património, Desporto, Turismo e Indústrias da Cultura de Ontário, “o regresso dos espetáculos como este vai conseguir trazer a alegria de volta à província, bem como fornecer um impulso tão necessário ao setor do turismo”.

É com alegria que observamos, nesta edição do Correio da Manhã Canadá, outros sinais da reabertura da sociedade no país. Basta pensarmos no Remembrance Day, celebrado no passado dia 11 de novembro, que contou, ao contrário do ano passado, com cerimónias presenciais. No seio da comunidade portuguesa, é também o caso da Noite de Fados no Restaurante The Flames Castle ou do jantar e espetáculo de São Martinho, no Caloura Bar & Grill, em que os luso-canadianos puderam saborear um pouco dessa tão aguardada normalidade.

A reabertura das fronteiras entre o Canadá e os Estados Unidos também nos faz sair, finalmente, do universo paralelo pandémico em que nos vimos mergulhados nos últimos tempos. Quase 20 meses depois, as travessias não essenciais entre os dois países são agora permitidas, ainda que os testes PCR continuem a ser obrigatórios para quem entra no Canadá, a par da vacinação completa. Regras explicadas pela deputada federal Julie Dzerowicz, nesta edição do Correio da Manhã Canadá.

O regresso à normalidade traz novos desafios e por que não passos mais ambiciosos? Com grande expetativa, o Correio da Manhã Canadá amplia a sua abrangência e o nosso canal de televisão em breve estará disponível na plataforma Toober, disponível pela Rogers, Videotron e Shaw. Mas hoje deixamos só o anúncio, na próxima edição teremos todos os pormenores.