Entre conquistas e despedidas

Correio da Manhã Canadá

Falar de conquistas esta semana faz todo o sentido. Em plena celebração do Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março, esta edição do Correio da Manhã Canadá exalta a emancipação feminina, recordando, ao mesmo tempo, que ainda há um longo caminho a percorrer.

Desde que, em 1975, se comemorou oficialmente o Ano Internacional da Mulher e, em 1977, o 8 de março foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas, muito mudou. As mulheres deixaram de ter de ser boas domésticas, esposas e mães, e passaram a ter uma voz ativa na sociedade. Mas um olhar atento revela que as diferenças persistem. Em Portugal, por exemplo, um estudo recente da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) concluiu que as mulheres continuam a ser mais mal pagas do que os homens, tendo salários base, em média, 13% inferiores, numa diferença salarial que aumenta entre os mais qualificados.

A solução, contudo, pode não sertão simples como esbater as diferenças sem critério. Apesar de profundamente necessária, a comparação entre homens e mulheres pode ser perigosa. Além de deixar de fora todo o espetro de género e uma ampla diversidade de identidades, a luta pela igualdade passa, muitas vezes, pela indesejável masculinização das mulheres e não pelo resgatar dos valores femininos. Numa sociedade ainda pautada pelo patriarcado, para vingarem, as mulheres têm muitas vezes de agir como homens, mesmo que inconscientemente, privilegiando comportamentos tipicamente masculinos, inclusive identificados em estudos, como a competição agressiva, e descurando aspetos iminentemente femininos, como a maternidade. E nesta linha de pensamento, deixamos hoje a pergunta: qual é o caminho certo para a igualdade?

Entre conquistas sociais e reflexões para o futuro, não podemos deixar ainda de destacar, nesta edição do Correio da Manhã Canadá, uma figura incontornável da comunidade luso-canadiana: Bento São José, que partiu no dia 1 de março, aos 84 anos, na sequência de uma doença prolongada.

Empresário de sucesso e, sobretudo, um forte defensor de causas sociais, nomeadamente relacionadas com a imigração, Bento São José recorda-nos que a luta por um mundo melhor não é apenas para ser promovida em efemérides como a de 8 de março, mas todos os dias.