Ensino no Canadá – Escolas estão a experimentar proibir o uso de telemóveis

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

As escolas canadianas estão a experimentar proibir o uso de telemóveis. Segundo relatos das direções escolares, o uso dos telemóveis afeta a saúde mental dos estudantes e ainda reduz a capacidade de concentração e de escuta. 

No mês passado, um professor de uma escola secundária do Ontário escreveu uma carta aberta anónima condenando a violência entre alunos e professores. Ao delinear ações específicas que o educador queria que a direção da escola tomasse, destacava-se um ponto: a proibição total dos telemóveis. 

É um pedido difícil, mas é um pedido que algumas escolas do Canadá estão a fazer aos alunos adolescentes para reduzir o mau comportamento, eliminar as distrações e melhorar a qualidade de vida na sala de aula. 

Depois de proibirem há 6 meses o uso de telemóveis na Chatelech Secondary School, na Sunshine Coast de B.C, a conselheira escolar, Tulani Pierce,disse numa entrevista à imprensa canadiana estar “a assistir a uma melhoria da saúde mental, a uma diminuição do bullying, a uma maior participação nas aulas e a assistir a uma maior interação social”. 

Ontário é a única província do Canadá que proíbe os telemóveis na sala de aula. Uma proposta semelhante no Quebec foi rejeitada no mês passado, enquanto outras em Nova Scotia e em B.C. tiveram o mesmo destino. 

No entanto, desde Montreal, até às escolas públicas de Elk Island, em Sherwood Park, Alberta, os administradores escolares estão a implementar proibições de telemóveis ao exigir que os alunos desliguem os aparelhos no início do dia ou os mantenham desligados durante as aulas.