ENSINO DE PORTUGUÊS VAI CONTINUAR A CRESCER NA CHINA, PREVÊ ACADÉMICA

LusaMacau, China, 08 abr (Lusa) — Xu Yixing, professora da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, considera que o português vai continuar a crescer na China e que o leque de motivações se tem alargado, apesar de imperar o fator económico.

“Acho que vai crescer ainda mais, porque agora o governo chinês está a promover a divulgação das línguas minoritárias — digamos assim — embora o português já não o seja assim tanto. Por exemplo, estamos a ver um empenho no sentido de mandar alunos ou de atribuir bolsas de estudo” para quem quer aprender português, italiano, grego ou holandês, observou, à margem da Conferência Internacional sobre Ensino e Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira, que decorre na Universidade de Macau.

Apesar disso, a professora que recebeu, no ano passado, a insígnia de Comendador da Ordem de Mérito das mãos do embaixador de Portugal na China, em nome do Presidente da República, não constata um aumento muito expressivo na Universidade de Estudos Estrangeiros de Xangai.