Energia em Ontário: Habitantes passam a pagar menos por eletricidade

Foto: Diz Play/Unsplash
Foto: Diz Play/Unsplash

Se vive em Ontário, passa a pagar menos pela eletricidade a partir de hoje. De acordo com os especialistas, as famílias devem avaliar qual é o plano de pagamento mais económico.

Os habitantes de Ontário que sofrem com o aumento do custo de vida podem notar uma diferença quando olharem para a sua próxima conta de energia.

O Ontario Energy Board (OEB) anunciou uma redução do custo da eletricidade para clientes residenciais e de pequenas empresas, que entrou em vigor esta terça-feira, dia 1 de novembro. Dependendo do plano de preços, as pessoas vão observar quedas no preço de até dois cêntimos por quilowatt-hora (kWh).

A queda do preço deve-se principalmente a mudanças no mercado, diz o Energyrates.ca, um site que compara preços de energia.

De acordo com a plataforma, a descida de preços não é significativa em comparação com a queda do inverno passado em Ontário. Ainda assim, o Energyrates.ca observa que outras províncias estão a aumentar as suas taxas – por exemplo, as contas de eletricidade em Alberta estão a registar aumentos que variam de três a 28 cêntimos por quilowatt-hora (kWh).

Os preços dos planos de tempo de uso e escalonados vão cair, de acordo com o regulador de eletricidade e gás natural de Ontário. A mudança vigora até ao fim de abril de 2023.

O OEB anunciou reduções no plano de tempo de uso, também conhecido por TOU. Se tiverem um TOU, os clientes pagam valores diferentes dependendo de quando consomem eletricidade.

Os clientes que usam eletricidade à semana durante o horário de pico (7h às 11h e 17h e 19h) pagam agora 15,1 cêntimos por quilowatt-hora (kWh), valor inferior ao preço do inverno passado de 17 cêntimos por quilowatt-hora (kWh).

A taxa de pico médio (dias úteis das 11h às 17h) caiu de 11,3 cêntimos para 10,2 cêntimos por quilowatt-hora (kWh). A taxa fora do horário de ponta (dias de semana das 19h às 7h e o dia todo aos fins de semana e feriados) também caiu para 7,4 cêntimos, dos 8,2 cêntimos anteriores por quilowatt-hora (kWh).

Os preços diferenciados, em que os clientes pagam uma taxa fixa pelos primeiros mil quilowatts-hora (kWh) durante os meses de inverno e uma taxa mais alta se excederem esse valor, também caíram pouco mais de um cêntimo por quilowatt-hora (kWh).

De acordo com o Energyrates.ca, este é um bom momento para os habitantes de Ontário reavaliarem se desejam continuar com um TOU ou um plano escalonado.