
O salário mínimo do Quebec subiu hoje para 15,25 dólares por hora. Há quem diga que o aumento não é suficiente, numa altura em que os canadianos lidam com a subida do custo de vida. O Governo provincial alega tratar-se do melhor compromisso possível para ajudar tanto os trabalhadores como as empresas.
Os trabalhadores com salário mínimo no Quebec receberam um aumento esta segunda-feira, dia 1 de maio.
O salário mínimo geral aumentou 1 dólar, passando de 14,25 para 15,25 dólares por hora – uma medida anunciada pelo Governo do Quebec em janeiro.
De acordo com o Ministério provincial do Trabalho, quase 300 mil trabalhadores beneficiam da subida.
O ministro do Trabalho diz que o ministério teve de ponderar vários fatores antes de tomar esta decisão, incluindo “a taxa de inflação, a [economia] e a capacidade das pequenas e médias empresas”.
Alguns grupos de luta contra a pobreza dizem que, com o aumento do custo de vida, a subida ainda não é suficiente para fazer face a necessidades básicas, como habitação e alimentação.
Mas Jean Boulet diz que este é o melhor compromisso possível para ajudar tanto os trabalhadores como as empresas, sublinhado que “que a rede de segurança social no Quebec para as famílias e os trabalhadores é significativa”.
Já o maior grupo de empregadores da província, o Conseil du patronat du Québec, diz acreditar que diferentes retalhistas vão começar a aumentar os preços para compensar a subida dos salários.
A Federação Canadiana de Empresas Independentes, que representa as pequenas e médias empresas, afirma, por sua vez, que a subida é “mais um aumento para além” das tarifas de eletricidade, das matérias-primas e de outros aumentos.
“Em última análise, isso contribui para aumentar os preços dos produtos”, diz a organização, apelando a que o Governo do Quebec apoie melhor as pequenas e médias empresas, através da revisão do sistema fiscal.