EMITIDO ALERTA SOBRE SARAMPO EM TORONTO DEPOIS DE CASO RECÉM-CONFIRMADO

A Igreja na Queensway (em Etobicoke) - 16 de fevereiro, 2015. (CTV News)
A Igreja na Queensway (em Etobicoke) - 16 de fevereiro, 2015. (CTV News)
A Igreja na Queensway (em Etobicoke) – 16 de fevereiro, 2015. (CTV News)

As autoridades de saúde do Ontário emitiram um alerta na segunda-feira de manhã, depois de ter surgido um novo caso de sarampo em Toronto, noticiou a CTV News.

Aqueles que participaram num evento numa igreja de Toronto foram expostos ao vírus, disse em comunicado o Dr. Robin Williams, Acting Chief Medical Officer of Health.

O comunicado advertiu que qualquer um que tenha participado nos eventos “Acquire the Fire”, na igreja na Queensway, localizada no 1536 The Queensway, pode estar em risco.

O evento foi realizado na igreja, anteriormente denominada de Catedral Queensway, na sexta-feira, 6 de fevereiro, e sábado, 7 de fevereiro. Williams adiantou que uma pessoa, que tem o vírus, participou no evento durante o período infecioso do sarampo.

No comunicado, é pedido aos indivíduos que participaram nos eventos, e tenham nascido depois de 1970, que revejam o seu estado de imunização, para garantir que estes estão protegidos contra o sarampo.

Está a ser pedido a qualquer pessoa que não tenha sido imunizada que se “autoisole” e contacte as autoridades de saúde pública, ou ligue para a Telehealth Ontario, através do 1-866-797-0000. Estas estão ainda a ser aconselhadas a não se deslocar a um escritório médico ou centro de saúde sem primeiro telefonar para alertar do risco.

“Estas não devem participar em quaisquer reuniões públicas e não devem frequentar a escola, local de trabalho, creche ou quaisquer instituições pós-secundáro, até que sejam declaradas livres do risco de sarampo”, refere o comunicado.

Os sintomas de sarampo incluem febre, tosse, nariz a pingar, inflamação dos olhos e prurido. Se os indivíduos que participaram do evento desenvolverem um ou mais dos sintomas, nas próximas duas semanas, estes são aconselhados a contactar o seu médico de família e a sua unidade de saúde pública local.

Os últimos casos de sarampo foram confirmados no Ontário, no sábado – dois em Toronto e um na região de Niagara – elevando o total provincial para 11. Nenhum dos pacientes no Ontário, havia recentemente viajado para fora do país, o que significa que eles contraíram o vírus no Canadá.