Economia em julho: Inflação subiu de 2,8% para 3,3% e rendas aumentaram

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

A taxa de inflação no Canadá subiu para 3,3% em julho e os economistas dizem que a subida é uma má notícia para o Banco do Canadá. Também num novo relatório, as rendas no Canadá atingiram um novo máximo no mês passado.

Os canadianos há muito que reclamam os preços que os senhorios praticam, mas no último mês de julho, os valores atingiram um nível nunca antes visto na história do país.

Os dados da Rentals.ca e da empresa de investigação Urbanation mostram que os inquilinos no Canadá pagaram em média em julho, 2.078 dólares, mais 9% do que o valor registado no mesmo mês do ano passado.

As organizações por detrás dos dados afirmam que os números de julho constituem também o ritmo de crescimento mais rápido dos últimos três meses e acrescentam que os canadianos pagaram mais 1,8% entre junho e julho, o aumento mensal mais rápido dos últimos oito meses.

E por causa dos constantes aumentos, a taxa de inflação do Canadá subiu para 3,3% em julho, com os economistas a alertarem para o facto de o último relatório sobre o índice de preços no consumidor ser uma má notícia para o Banco do Canadá.

O aumento no crescimento dos preços ocorre depois de a inflação ter caído para 2,8% em junho, situando-se dentro da meta do Banco do Canadá de entre um e três por cento pela primeira vez desde março de 2021.