

A economia canadiana fraquejou no segundo trimestre para o seu pior desempenho em sete anos, indicou a Statistics Canada na quarta-feira.
A agência federal disse que o produto interno bruto real caiu a uma taxa anualizada de 1,6 por cento no período de três meses, em grande parte devido aos incêndios florestais que destruíram partes de Fort McMurray, Alta. Essa é a maior queda trimestral desde o segundo trimestre de 2009, quando o Canadá estava no meio da crise financeira global.
A contração reportada na quarta-feira, está em contraste com o crescimento a um ritmo anual de 2,5 por cento no primeiro trimestre, que foi revisto de uma leitura inicial de 2,4 por cento.
Segundo a Thomson Reuters, os economistas esperavam uma queda de 1,5 por cento no segundo trimestre.
O resultado do segundo trimestre divulgado na quarta-feira foi pior do que o previsto pelo Banco do Canadá no seu relatório de política monetária de julho. O banco central tinha previsto que a economia iria contrair a uma taxa anual de 1,0 por cento durante o segundo trimestre, devido aos danos causados pelos incêndios florestais.
Mas o Banco do Canadá também previu que o crescimento vai ganhar força no terceiro trimestre a um ritmo anual de 3,5 por cento. Também espera que os novos abonos de família do governo federal e um impulso no financiamento em infraestrutura venham a dar uma mão à economia.
Fonte: Canadian Press