E já saiu o tão esperado orçamento de 2021

Correio da Manhã Canadá

E foi ontem que saiu o tão ansiado budget de 2021 dos liberais, e como não podia deixar de ser, teve direito a muitas críticas dos partidos da oposição. Falamos de um valor astronómico de 100 mil milhões de dólares projetados para este ano fiscal, o maior até agora e muito em resultado da pandemia. Aliás, o grande objetivo do orçamento do Governo federal é recuperar a economia do país dos desafios da pandemia e serão precisos muitos milhares de milhões, tendo em conta que o país parou intermitentemente por mais de um ano. E o fim ainda não está à vista!

Quem apresentou o orçamento foi Chrystia Freeland, a nossa ministra das Finanças, que o nomeou de “Um Plano de Recuperação para Empregos, Crescimento e Resiliência”. Ora, o nome deste plano inclui tudo aquilo que o Canadá necessita urgentemente e que, com muita dificuldade, vai recuperar. Mais de 12 mil milhões foram para mais apoios financeiros às empresas que foram duramente impactadas pela pandemia da Covid- 19, porque dentro desse valor também estão os subsídios federais para salários e alugueres para empresas canadianas em apuros. Mas ainda mais chocante e nunca antes visto no país é a dívida, que ultrapassou um valor astronómico de um trilião de dólares, um valor visto em economias tão fortes como a do país vizinho, os Estados Unidos, e como a China, por exemplo, que são superpotências económicas mundiais.

E o líder do Partido Conservador, Erin O’Toole, foi rápido a responder ao orçamento – ainda a apresentação não tinha terminado e o líder do PC já estava em comunicado coletivo online – e não foi simpático nas suas críticas. Disse, entre outras duras palavras, que este orçamento era um “orçamento eleitoral – e mau, por sinal”. ‘Ouch!’

O NDP também criticou os liberais, dizendo que não fornecem a ajuda que os canadianos necessitam. E o Green Party reclamou por Freeland não ter incluído o Universal Basic Income no budget deste ano. Alguns podem concordar, outros podem dizer que são apenas uns ‘naysayers’. Mas o budget federal tem o objetivo de apoiar o país durante esta terceira vaga da pandemia – e possivelmente uma quarta – e focar-se na recuperação económica durante o período do pós-pandemia.