E assim se fez história

Correio da Manhã Canadá

Têm sido dias importantes no Canadá. Da atualidade marcada pelas preocupações com o ‘monkeypox’ e o novo coronavírus ou com as intempéries e os incêndios, ressalta-se, obviamente, a visita papal ao país, centrada no muito esperado pedido de desculpas do Papa Francisco às comunidades indígenas, pelas atrocidades cometidas nas escolas residenciais.

Há 20 anos que um Papa não visitava o Canadá. E desta vez, tratou-se da primeira viagem na qual Francisco se viu obrigado a utilizar uma cadeira de rodas, assim como bengala. Apesar das suas manifestas fragilidades, o sumo pontífice deixou uma marca que será para sempre lembrada na história, admitindo mesmo que um “genocídio” foi cometido pela Igreja Católica. Era o que muitos esperavam, mas há ainda quem diga que as palavras de Francisco não foram suficientes.

A comunidade luso-canadiana, profundamente ligada ao catolicismo, também acompanhou a visita com atenção. O adorno indígena que o Papa usou na cabeça e o choro desesperado de uma mulher enquanto cantava o hino nacional em cri, uma língua nativa, são imagens que nunca serão por nós esquecidas e que assim destacamos nesta edição do Correio da Manhã Canadá.

Da visita do Papa ao Canadá, resultou ainda um dado importante que poderá muito bem ditar o futuro próximo da Igreja Católica. Após a partida, Francisco disse que “a porta está aberta” a uma possível renúncia ao pontificado, embora ainda não tenha pensado nessa possibilidade, acrescentando que isso não seria “uma catástrofe”.

A par deste assunto, destacamos ainda, nesta edição, um acontecimento importante no seio da nossa diáspora: o Pavilhão de Portugal no Carabram, festival multicultural de Brampton, acaba de ser premiado, nada mais, nada menos, pela culinária portuguesa de excelência patente no evento. Que os sabores portugueses são fora de série é já de conhecimento geral, mas é sempre com enorme orgulho que vemos a nossa cultura a ser reconhecida.

Aos nossos leitores, depois do merecido descanso do fim de semana prolongado que culminou no ‘Civic Holiday’, desejamos uma boa leitura, reiterando o nosso compromisso de noticiarmos o que de mais importante acontece em Portugal, no Canadá e no mundo!