E AGORA TRUMP?

Correio da Manhã Canadá

Depois do bromance entre o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e o primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau, eis que surge o momento mais insólito entre Trudeau e o agora presidente dos EUA Donald Trump. Depois do famoso “trumpshake”, onde Trudeau mostrou ao mundo como apertar a mão de Trump, foi divulgado esta semana o áudio de um jantar onde o presidente americano se gabou de ter inventado factos sobre a balança comercial entre os dois países. Trump, num jantar privado em Missouri, gabou-se de ter inventado dados estatísticos sobre o comércio numa conversa com o primeiro-ministro.

Trudeau teria afirmado a Trump que o Canadá exporta menos para os Estados Unidos do que importa do país vizinho. Trump terá rejeitado esta informação e, terá inclusivo dito a Trudeau que ele estaria errado. Mas agora eis que surge a verdade: Trump, afirmou que não sabia do que estava a falar e que teria inventado essa informação. Mas não terá sido apenas sobre estes dados que o presidente americano inventou, mas a reunião que ele fala nem terá existido, sido apenas uma chamada telefónica entre os dois líderes. Para já, Trudeau ainda não se manifestou relativamente a este último escândalo da Casa Branca.

Esta não foi a primeira vez que o presidente dos Estados Unidos foi apanhado a faltar à verdade, ou a não ter a informação correta sobre algo. Como líder do mundo livre, este presidente está a deixar o seu mandato manchado com escândalos. Demissões da sua equipa semanalmente, ou despedimentos com contornos estranhos, iremos continuar a observar os últimos desenvolvimentos desta saga. E continuando com o presidente dos Estados Unidos. Foi anunciado que Trump aceitou um convite do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, para uma desnuclearização da Península Coreana.

Será no mês de maio que este encontro irá ter lugar, mas para já ainda não se sabe, hora, dia ou lugar. Trump é o primeiro presidente dos Estados Unidos a aceitar um encontro com o ditador da Coreia do Norte, ou o Rocket Man com foi carinhosamente apelidado por Trump.

Continuando a falar de amizades do presidente americano, Putin foi reeleito presidente da Rússia. No fim deste mandato que acabou de ganhar estará no poder até 2024, mais do que
qualquer líder nos últimos cem anos, excepto Estaline.

E se no Aeroporto de Toronto foram detectados dois casos de sarampo vindo da Europa, em Portugal o vírus está-se a alastrar rapidamente. A Direcção Geral de Saúde já confirmou
a existência de um surto no país depois de sete casos confirmados e cerca de trinta sob suspeita. Porto, Braga e Coimbra são as regiões onde já foram confirmados casos deste vírus. É sempre bom recordar que o sarampo é uma doença grave para o qual existe vacina. No ano passado este vírus tirou a vida a uma jovem de 17 anos, que não se encontrava vacinada para a doença.

Segundo dados de 2017, mais de 87% das pessoas que contraíram sarampo não estavam vacinadas, por isso a Direcção Geral de Saúde aconselha a todos a atualizarem o seu boletim de vacinas, não apenas em Portugal mas por esse mundo fora.

Juliana Pedrosa