E A SAGA CONTINUA

Correio da Manhã Canadá

Mais um episódio na ‘novela’ em que se encontra a situação do Canadá. Ora, foi anunciado um segundo estado de emergência no país. A maioria já previa que o país fosse fechar pela segunda vez após revelações de números tão alarmantes que fazem com que o vírus da Covid-19 seja considerado o vilão de todos os vilões.

Por isso é altura de confinar, a ordem é de permanência em casa, salvo em situações que se considerem essenciais, e as empresas e negócios que não possam operar a partir de casa terão medidas mais restritas. Mas mesmo em casa, as notícias de novos casos não deixam que a notícia anterior envelheça, parecendo uma verdadeira “Wheel of Fortune” da pandemia.

Este segundo confinamento não vem ajudar os negócios no Canadá, que sofrem diariamente para sobreviver a este cenário, e com todas as restrições que foram impostas. As escolas funcionam, mas no online, com esperança de voltar ao ensino presencial já no próximo mês – se tudo correr bem – e o belo do convívio ao ar livre passa para cinco pessoas, quando era dez. Isto, se não formos todos da mesma família…da mesma casa!

Portugal move pelos mesmos mares. Spoiler alert: também estão em confinamento! E com medidas muito específicas. Lojas, cafés e estabelecimentos de retalho podem vender, mas nem tudo. Convívio ao ar livre, zero. Escolas e universidades, fechadas. Equipamentos desportivos, mesmo ao ar livre, proibidos. E não fica por aqui.

Mudando de canal, a vacinação no Canadá mais parece aquelas séries que não desenrolam, mas que, quando o tempo começar a apertar – embora já tenha começado há muito tempo – tanta coisa acontecerá num curto espaço de tempo. A distribuição da vacina necessita de ser mais rápida e de chegar ao maior número de pessoas dos grupos prioritários, onde vemos os picos maiores. Tal e qual como Portugal. Na realidade, o Canadá fez um trabalho brilhante em garantir milhões de vacinas para os seus cidadãos, mas os dados indicam que a sua administração é demasiadamente lenta para a situação atual.

Mas, ao fazermos zapping, não há como não calhar na saga de Donald Trump, que é acusado de alegadamente ser o principal instigador das invasões ao Capitólio. Shocker. Mas é já amanhã que Trump – supostamente – deixa o cargo de presidente dos Estados Unidos da América, passando “a pasta” a Joe Biden. Uma coisa é certa, estamos todos curiosos pelo que nos traz o próximo episódio americano.