Desde Domingo, dia 4 de Dezembro, que a Héma-Québec, uma organização sem fins lucrativos com sede em Montreal, começou a aceitar doações de sangue de homens que têm relações sexuais com outros homens. Vale lembrar que o Quebec é a última província no Canadá a levantar a política, no que toca às doações de sangue.
O dia 4 de dezembro marcou o fim da regra da Héma-Québec, uma organização sem fins lucrativos com sede em Montreal, que declara que os homens não poderiam ter tido relações sexuais com outros homens durante um período de três meses para poderem doar sangue. Aliás, o Quebec é a última província no Canadá a levantar a política.
“Estas mudanças terão principalmente o efeito de permitir que um maior número de pessoas de diversos grupos sexuais e de género possam contribuir para o fornecimento de sangue ao Quebec”, explica Marc Germain, vice-presidente de Assuntos Médicos e Inovação, num vídeo no website de Héma-Québec.
Assim, todos os potenciais dadores de sangue no Quebec passam pela mesma avaliação inicial para descobrir se são elegíveis para doar sangue ou plasma. Vão ser selecionados com base nos mesmos critérios, em particular, de acordo com os riscos relacionados com base no comportamento pessoal.
“Permitirá aos homossexuais em relações estáveis, que são sexualmente ativos, doar sangue, o que antes não era possível. Para além destas alterações, o processo de doação de sangue continua essencialmente o mesmo”, especifica Marc Germain.
A Health Canada anunciou a 6 de setembro a aprovação da modificação proposta pela Héma-Québec para as doações de sangue.
“Como regulador responsável por garantir a segurança do sistema sanguíneo do Canadá, a Health Canada reviu o pedido para assegurar que quaisquer alterações propostas se baseiam em provas científicas sólidas e que cumprem os elevados padrões canadianos de segurança do sangue. A segurança dos recetores de sangue do doador continua a ser a principal prioridade da Health Canada”, assegurou a agência.