DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS

Imagem: Beadonor.ca
Imagem: Beadonor.ca

O mês de abril é dedicado à consciencialização para a doação de órgãos em Ontário.

Muitas figuras públicas associaram-se à divulgação desta causa, incluindo o Presidente da Câmara de Toronto, John Tory.

Atualmente, há mais de 1.500 pessoas na província que aguardam por um transplante de órgãos.

Na maioria dos casos, esta é a sua única opção de tratamento. A cada três dias alguém morre porque não conseguiu o transplante a tempo.

A associação BeADonor.ca inciou mais uma campanha para encorajar todos os habitantes de Ontário a tornarem-se doadores registados de órgãos e tecidos. Esta organização pretende ainda educá-los sobre o impacto da generosa decisão de doar.

Ao registar-se como doador de órgãos e tecidos dá o seu consentimento para que após a sua morte os mesmos sejam atribuídos a alguém com necessidade.

Segundo a BeADonor.ca, um doador pode salvar até oito vidas, através da doação de órgãos e melhorar as vidas de até 75 pessoas através da utilização de tecidos.

A idade não é impeditiva, até porque o doador mais velho tinha mais de 100 anos.

Além disso o seu histórico médico atual ou passado não impede o seu registo para ser um doador. Indivíduos com doenças graves podem, às vezes, ser doadores de órgãos e/ou tecidos. Cada potencial doador é avaliado caso a caso.

A associação ressalva que, todas as principais religiões apoiam a doação de órgãos e tecidos ou respeitam a escolha de cada indivíduo.

Sendo que a doação de órgãos e tecidos não afeta os planos funerários. Um funeral de caixão aberto é possível.