
O Departamento de Defesa Nacional está a investigar depois que um membro das Forças Armadas canadianas alegadamente fez comentários discriminatórios nas redes sociais sobre Harjit Sajjan, recém-nomeado ministro da Defesa do Canadá.
Num comunicado enviado por email para a CTV News, um porta-voz da DND disse que um “incidente” está atualmente sob investigação por parte da Chefia do indivíduo.
O breve comunicado não forneceu mais detalhes, mas refere que “o racismo, ou qualquer forma de discriminação ou assédio, não é tolerado nas Forças canadianas”.
O indivíduo não foi identificado, nem foi o seu papel específico nas forças armadas.
Mercedes Stephenson da CTV News relata que um comentário descrito como racista foi postado no Facebook por um oficial sénior não-comissionado na CFB Valcartier em Quebec.
O post já foi retirado, e uma carta foi enviada a altos oficiais não-comissionados, bem como soldados no exército, dizendo que esse tipo de comportamento não será tolerado.
Nascido na Índia, Sajjan imigrou para o Canadá com a sua família quando ele tinha cinco anos de idade.
Um ex-detetive da polícia e tenente-coronel altamente condecorado, Sajjan cumpriu três missões com a CAF no Afeganistão, e uma na Bósnia.
Ele foi o primeiro Sikh canadiano a comandar um regimento militar canadiano.