Discriminação: Global Affairs Canada avisa: LGBTQ+ evitem os EUA!

A Global Affairs Canada emite um aviso de viagem para os membros da comunidade LGBTQ+ para os Estados Unidos. Na manhã da última terça-feira, o governo canadiano alterou os conselhos de viagem para os EUA ao adicionar uma advertência para estes viajantes porque alguns estados promulgaram leis e políticas que os podem afetar.

O Canadá atualizou os avisos de viagem internacional para alertar os membros da comunidade LGBTQ+ de que podem ser alvo de discriminação se viajarem para alguns locais nos Estados Unidos.

A medida surge depois de pelo menos 18 estados dos Estados Unidos terem aprovado leis que limitam ou proíbem algumas medidas  relevantes para a comunidade, incluindo cuidados médicos de afirmação do género para menores e o ensino da orientação sexual nas escolas.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA também alertou, em maio, que as ameaças de violência contra a comunidade LGBTQ+ estavam a tornar-se mais frequentes e intensas.

A meio da manhã de terça-feira, 29 de agosto, a Global Affairs Canada alterou os seus conselhos de viagem para os EUA de modo a incluir uma advertência para os viajantes LGBTQ+ porque “alguns estados promulgaram leis e políticas” que os podem afetar.

Ao contrário de avisos semelhantes para vários outros países, como a Tanzânia ou o Egipto, o aviso do Canadá para os EUA não especifica quais os estados, ou quais as leis ou costumes, que são motivo de preocupação. Diz apenas que os viajantes devem verificar as leis locais do destino antes de viajar.

Numa página mais geral sobre conselhos aos viajantes internacionais LGBTQ+, o Governo federal fornece algumas ligações para recursos que permitem consultar as leis relevantes em todo o mundo.

“Considere cuidadosamente se se sente confortável em visitar um destino onde as leis e os costumes sociais que afetam as pessoas (LGBTQ+) são diferentes dos do Canadá”, adverte o Governo.