DIREÇÕES ESCOLARES DO ONTÁRIO ALCANÇAM ACORDO PROVISÓRIO COM O SINDICATO DOS PROFESSORES FRANCÓFONOS

Imagem de arquivo. (AP Photo/Dinesh Ramde)
Imagem de arquivo. (AP Photo/Dinesh Ramde)
Imagem de arquivo. (AP Photo/Dinesh Ramde)
Imagem de arquivo. (AP Photo/Dinesh Ramde)

O sindicato que representa 10 mil professores de língua francesa do ensino básico e secundário do Ontário diz que chegou a um acordo provisório com a província e direções escolares.
A presidente do AEFO Carol Jolin diz que o sindicato está a adiar uma ação de greve de zelo prevista para começar na sexta-feira enquanto aguarda a ratificação do acordo.
Os detalhes do acordo permanecem sob sigilo até que seja ratificado, o que segundo Jolin deve acontecer até ao dia 16 de outubro.
A ministra da Educação do Ontário sublinha que o acordo é consistente com o quadro de negociação do governo, que significa que quaisquer aumentos salariais são compensados através do acordo coletivo.
O sindicato tinha abandonado a mesa de negociação na segunda-feira depois de receber o que apelidou de uma oferta “inaceitável” por parte dos empregadores.
Na época, Jolin afirmou que a última oferta “não era justa e correta quando comparada com as ofertas feitas a dois sindicatos do idioma Inglês”.
Entretanto, não se sabe quando as negociações do contrato serão retomadas entre o governo do Ontário, direções escolares públicas e o sindicato que representa os professores do ensino básico.
Os acordos alcançados em agosto com a Federação dos Professores do Ensino Secundário do Ontário e a Associação dos Professores Católicos de Inglês do Ensino Secundário não foram ainda ratificados, mas contêm aumentos de 1,5 por cento mais um outro bónus de um por cento.
Fonte: Canadian Press