Dinheiro no Canadá: 22% dos canadianos estão completamente sem dinheiro

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

Cerca de 2 em cada 10 canadianos dizem que estão completamente sem dinheiro à medida que a inflação aumenta. Os dados foram divulgados recentemente pela Ipsos.

A inflação e as elevadas taxas de juro têm afetado mais canadianos, e especialmente mulheres. Os orçamentos chegaram a um ponto de rutura de acordo com uma nova sondagem da Ipsos.

Os novos dados sugerem que uma proporção crescente de canadianos (22%) está completamente sem dinheiro, na medida em que não seriam capazes de pagar mais pelas necessidades domésticas.

Este número sobe três pontos percentuais em relação a sondagens semelhantes realizadas em outubro e sobe para 28% entre as mulheres.

Um em cada quatro cidadãos de Ontário e do Quebec diria que estão completamente sem dinheiro, de acordo com as sondagens, tal como 35% dos que têm um rendimento familiar abaixo dos 40 mil dólares.

Outros 32% afirmam que a pressão para enfrentar o contínuo aumento dos custos dos produtos básicos, tais como alimentação, vestuário, transporte e casa, obrigaria a grandes mudanças nos seus planos de despesas.

No total, mais de metade dos inquiridos (54%) dizem que teriam dificuldade em absorver mais aumentos de preços no seu orçamento, mais cinco pontos percentuais do que em outubro de 2022.

Mesmo tendo a inflação mostrado sinais de abrandamento nos últimos meses, o custo de vida subiu 6,3% em dezembro, contra um pico de 8,1% em junho. As sondagens sugerem que os canadianos ainda não se sentem aliviados.

Mais de metade (52%) dos canadianos continuam preocupados por não terem dinheiro suficiente para alimentar a família – apenas um ponto percentual abaixo das sondagens de novembro.

As mulheres continuam mais preocupadas com as finanças em geral, de acordo com a Ipsos.

Cerca de oito em cada 10 canadianas (81%) disseram estar preocupadas com a inflação.