DIETA PORTUGUESA É PATRIMÓNIO DA UNESCO

Dois anos depois do Fado, Portugal já tem mais uma inscrição na lista da UNESCO: a Dieta Portuguesa foi declarada Património da Humanidade. Esta distinção engloba Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Marrocos, Croácia e Chipre, enquanto países que se regem pelas normas mediterrânicas.

A dieta mediterrânica já é considerada Património Imaterial desde 2010. Portugal situa-se na fronteira entre o Mediterrâneo e o Atlântico e nem por isso hesitou em preparar uma candidatura e que teria de ser representada por uma cidade. Tavira foi quem deu o nome a Portugal e o reconhecimento mundial chegou, finalmente.

Mas esta distinção não é apenas uma dieta. É um conjunto de coisas vividas por várias gerações, onde se incluem as paisagens, tradições e culturas. Depois há todos os condimentos de que fazem parte o azeite, os cereais, a sopa, a fruta, o vinho, o peixe e tantos outros alimentos que fazem inveja ao mundo. Afinal, tudo é simples e trata-se de produtos muito ligados à terra e cozinhados também de forma simples.

Mas não foram somente os produtos portugueses e mediterrânicos a merecer boa classificação. Também é preciso ter em atenção que há outras vantagens nos nossos costumes lusitanos e que são agora reconhecidos. Para além da abundância de temperos e especiarias, o consumo de legumes e de azeite como principal gordura e o magnífico peixe do mar português, tudo acompanhado com bom vinho, há também que ter em conta a preciosidade que é poder comer-se com tempo, ou seja, com o devido vagar.

Afinal estes hábitos, que nem sempre foram bem interpretados, e que de certa forma até mereceram comentários críticos aqui e ali, estão agora nas bocas do mundo como sendo boas referências e um conselho a seguir. Comer devagar é uma preciosidade para a saúde.

A cidade de Tavira está de parabéns pela candidatura apresentada, há dois anos, e Portugal no todo vai com certeza saber tirar benefícios desta situação. O turismo é um alvo a atingir com estes reconhecimentos e nas escolas, tudo vai ser reaprendido e explicado como em Portugal até se come e bebe bem. De meter inveja ao mundo.

A Direção